Blog da Professora Lúcia Leiro

08/28/2011

Menção/Mensão honrosa

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 23:37

Embora professora licenciada em Letras, não me vejo dentro de um perfil elitista, purista da língua, mas isso não significa que não me incomode com alguns desvios gramaticais presentes em algumas matérias escritas em jornais e revistas, principalmente quando se é ortográfico. Em um site sobre cinema, li o seguinte título: ”

Estudante baiano recebe Mensão Honrosa no Festival Claro Curtas”

O sentido da palavra em questão refere-se a um tipo de distinção que se recebe em razão da excelência de um trabalho, o que parece ser o caso do estudante baiano. Neste sentido, a grafia da palavra seria menção, que segundo o dicionário Houaiss significa registro ou nota, alusão, referência, o que é pertinente ao tipo de destaque que o produtor de vídeo de Irecê recebeu do júri. No entanto, fica a dúvida se houve um desvio em razão de desconhecimento ou se por falta de atenção, já que em outro momento do texto a palavra é grafada corretamente:

ENSINO MÉDIO
Comissão julgadora: A segunda lei da termodinâmica, de Francisco Schuller Isensee (São Paulo, São Paulo)
Júri popular: A cor do tempo, de Augusto Gowert Tavares  (Pedro Osório, Rio Grande do Sul)
Menção honrosa: Perspectiva, de Caique Melo De Oliveira (Irecê, Bahia)

Como os textos hoje em dia são escritos a muitas mãos, fica a dúvida se os autores dos textos são os mesmos. De qualquer sorte, a matéria assinada pela “redação”  deveria ser revisada com mais cuidado antes de ser publicada.

Fonte: http://www.cineinsite.com.br/materia/materia.php?id_materia=11891

2 Comentários »

  1. acho que deveria ter sido feita revisão na lingua portuguesa e determinado que se grafasse da forma que se pronuncia, vamos descomplicar esse idioma que é tão complicado.

    Comentário por anonimo — 12/10/2013 @ 14:02 | Responder

    • Olá, anônimo

      Eu acho a nossa língua linda e é tão complexa quanto as outras. É que estudamos muito superficialmente as outras. Precisamos mudar talvez a forma de apresentá-la como estudo, uma vez que os falantes já a conhecem.

      Comentário por ltleiro — 01/19/2014 @ 07:52 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.