Blog da Professora Lúcia Leiro

10/31/2010

As eleições – Parte II

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 20:57

As ruas voltaram a exibir outras paisagens que não as imagens sempre sorridentes dos candidatos, alteradas graças aos efeitos dos programas de tratamento de imagens disponíveis na internet. Tem programa que tira até espinha, diz uma internauta ao avaliar positivamente um dos programas. No primeiro turno, a Avenida Paralela, principalmente próximo ao CAB, ostentava o colorido das placas dos candidatos que substituiram o verde do gramado.

No segundo turno, as propagandas foram em menor quantidade.

É inegável que a imagem tem uma força por vezes desconcertante. Eu não me lembro do nome do editor de vídeo que acabei de baixar da internet, mas reconheceria o seu ícone em qualquer lugar. A força da imagem. Sabendo disso, os candidatos  investem alto para publicar uma foto que crie um efeito no passante. Um efeito de positividade: sorrisos, cores e poses.

Alguns preferem um rosto mais sisudo para dar a entender que política se leva a sério ou que a situação não está boa, mas que, com ele eleito, haverá motivo para sorrir. Os mais velhos limam o rosto com o intuito de parecerem mais jovens, dando a entender que terão energia e disposição para as grandes transformaçoões sociais e políticas. O velho, pelo visto, está associado a senilidade, pouca vitalidade, imobilidade, contrário às expectativas de mudanças, movimento. Nesse jogo de significantes e significados, as imagens vão apresentando pistas, visando produzir efeitos que aproximem o candidato do eleitor com base no que a sociedade já traz como valor.  Ao sedimentar esses valores nas propagandas, os candidatos reforçam os esterótipos, num movimento cíclico que voltam especularmente para o leitor da rua.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: