Blog da Professora Lúcia Leiro

09/06/2010

Mulher, Gênero e Ciências Contábeis

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 15:08

Enquanto estive no DCHT/Campus XIX, Camaçari, lecionando disciplinas para o Curso de Ciências Contábeis, percebi uma mudança de paisagem no curso: as mulheres estavam, a cada ano, buscando e ocupando mais as vagas no curso. No primeiro ano que ali estive, a presença dos homens era preponderante, mas aos poucos o cenário foi sendo outro. Professores comentavam, mas ainda não havia um estudo sistemático sobre isso. No ano passado, dei entrada a um projeto intitulado Mulher, Gênero e Ciências Contábeis a partir do qual apontaria, de forma mais fundamentada, já que com base em levantamento de dados, se de fato a nossa observação se confirmava ou não. Se a entrada de mulheres no curso tem sido majoritária em todos os semestres ou se existem oscilações, descontinuidades. Uma outra face do projeto foi listar as empresas de Camaçari que divulgam o Balanço Social e quais dessas empresas teriam algum programa ou projeto que visavam o empoderamento das mulheres. Com isso, inscrevi o projeto na PPG e obtive duas bolsas de pesquisa IC para duas alunas que apresentarão seus resultados no evento ainda este mês organizado pela pró-reitoria.

Uma questão que se apresentou foi se a contabilidade, que é uma atividade antiga, sempre foi uma área ocupada por homens ou se a sua prática teria sido desenpenhada por mulheres em algum momento histórico. Enquanto  prática, ela se ajusta ao processo de modernização, de industrialização e  uma nova configuração social e sexual se estabelece: a divisão sexual do trabalho por meio da qual homens e mulheres passam a ocupar espaços distintos. À mulher seria destinada o trabalho da casa e ao homem o trabalho de fora, remunerado. A contabilidade patrimonialista como o nome já diz só poderia estar nas mãos dos homens a quem cabia “cuidar” do patrimônio da empresa ou da família. Assim, não é de se estranhar que com a modernidade, com a ascensão da burguesia, as ciências passassem diretamente para as mãos dos homens, até porque apenas a eles era permitida a instrução. Então, as Ciências Contábeis, como qualquer outra, era um exercício dos homens, que usavam-nas para os seus propósitos. As ciências se estruturaram em um contexto histórico que favorecia a compartimentalização, a divisão, a classificação, a nomeação, e elas refletem desde a sua estrutura até os seus temas o olhar do sujeito histórico que a construiu. Longe de estabelecer críticas excludentes, pois os sujeitos expressam as suas marcas históricas, cabe a nós nos indagarmos hoje como os sujeitos mulheres estão percebendo a contabilidade dentro de um mundo como o nosso cujo conceito de patrimônio é revisto ou, na melhor das hipóteses, é tensionado pelas seus diferentes sentidos. O patrimônio pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade. Com base nestes conceitos, vale se questionar que tipo de contabilização as mulheres do curso de Ciências Contábeis estão fazendo e se elas, enquanto mulheres, estão atentas aos tipos de bens que estão sendo discutidos em sala de aula, nas pesquisas, nos cursos, nos eventos da área,, etc. Se os valores que efetivamente representam algo para a elas, seja de ordem material ou imaterial, estão nas pautas destes acontecimentos.

Então, foi pensando no lugar da CONTADORA, embora eu não seja da área contábil, que comecei a me questionar sobre o seu lugar e o seu olhar dentro do curso de Ciências Contábeis, repleto de jovens mulheres que começam a lidar com as ferramentas contábeis, mas que falta ainda se humanizarem do ponto de vista de gênero, isto é, olhar para o curso com o olhar gendrado.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: