Blog da Professora Lúcia Leiro

09/01/2010

O que aprender com os programas de TV?

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 01:59

Quando eu tenho tempo, para relaxar um pouco, assisto aos programas Queer Eyes For Straight Guys e American’s Next Top Models ambos são reality shows transmitidos pelos canais FOX Life e pela SONY, respectivamente. O primeiro é apresentado por cinco homossexuais Ted Allen, Kyan Douglas, Thom Filicia, Carson Kressley e Jai Rodriguez que buscam mudar a vida de heterossexuais, aconselhando-os a cuidarem de si, dos seus relacionamentos e de sua casa. O segundo, é apresentado por Tyra Banks, também modelo, juntamente com Jay Manuel e J. Alexander. Eles buscam selecionar entre catorze garotas  aquela que ocupará a única vaga de Top Model. Os dois programas me chamam a atenção por serem rápidos, com falas rápidas, e apresentar ao mesmo tempo partes bem distintas: com início, meio e fim muitos claros.  No programa Queer Eyes…  vejo a forma de como os apresentadores se apropriam dos mitos construídos pela cultura heteronormativa para mostrar como os heterossexuais se enovelaram em suas próprias invenções. E quem está ali para salvá-los? Os cinco rapazes que entendem de decoração, comportamento, gastronomia, moda e beleza e que usam as suas habilidades para tentar transformar a vida de homens pouco afeitos a detalhes, em geral, do tipo que não frita nem um ovo, mostram que os detalhes é que fazem a diferença, tornando-os melhores.  Mas para sê-los, precisam fissurar a barreira das convenções e os mitos cristalizados para, enfim, permitir-se um olhar mais cuidadoso de si e do outro.

Mas alguém pode dizer que eles trabalham com os estereótipos. Pode ser, não rejeito a ideia, mas tento ver por um outro ângulo também: como a construção de uma masculinidade que alija o homem de si mesmo, do seu próprio corpo, é colocada como um problema para ele.

O segundo programa traz questões interessantes também, já que é uma competição cujo propósito é eleger uma modelo. Durante a disputa, pude ver orientações e conselhos profissionais muito valiosos. Os apresentadores apontam os problemas que fazem uma candidata permanecer na competição e também o que as elimina. Eles são rigorosos, muitas vezes ásperos, mas ao mesmo tempo orientam e buscam torná-las aptas para um ambiente profissional. Em um dos programas, por exemplo, uma candidata chegou minutos atrasada a um lugar, já que a atividade tinha um tempo limite de execução. No entanto ela não conseguiu chegar a tempo, o que a levou a eliminação. As avaliadoras foram claras: no mundo profissional cumprir horário é extremamente importante. Achei esse episódio muito interessante. Queria que todos os meus alunos tivessem assistido.

Outras questões também são colocadas pelos apresentadores: a atitude, o comportamento, o espírito de superação, enfim, aspectos que acompanham qualquer pessoa em toda a vida pessoal e profissional e com as quais ela tem que lidar. Hoje assisti a uma outra temporada: uma delas saiu porque procurou confusão com uma colega que a provocou. O programa não aceitou este tipo de comportamento e eliminou a candidata. A insegurança também interfere no percurso da candidata, assim como a falta de perseverança, a falta de foco e, muitas vezes, o excesso de auto-confiança que beira algumas vezes a arrogância.  O programa aponta os problemas das candidatas e elas precisam no decorrer da competição superar e transpor obstáculos de ordem psicológica, muito mais até do que de conhecimento técnico (maquiagem, andar na passarela, angulação de foto, etc). Apesar de ser um concurso de modelo, a beleza não é suficiente. Se  a beleza não estiver unida a outros itens, de nada valem.

Enfim, existem programas aparentemente banais que nos mostram questões muito, muito interessantes, basta que estejamos atentos a elas.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: