Blog da Professora Lúcia Leiro

03/07/2010

Os blogs como ferramenta pedagógica para produção de texto

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 13:21

Tenho defendido publicamente o uso dos blogs em substituição às tradicionais provas escritas em folha de papel. A minha experiência no ensino tem mostrado que as produções de textos tem cumprido o papel basicamente, para não dizer estritamente, avaliativo, isto é, o propósito comunicativo de um texto produzido por alunos em sala de aula serve apenas como DOCUMENTO para atribuição de nota. 

Mesmo que o aluno tenha prazer em escrever e a sua escrita resulte de uma pesquisa, o que subjaz a essa ativdade é quase sempre a vontade de fazer melhor para alcançar a nota de excelência. 

Aquele texto que poderia ser muito interessante para ser compatilhado acaba na lata do lixo. Um crime intelectual, pois trata-se de um trabalho mental completamente desperdiçado,  uma produção cujo resultado poderia causar algum impacto social, se não fosse jogado no “ralo”.

Quando pensei nos blogs, percebi que esse revolucionário instrumento de produção de textos não só verbais, mas não-verbais também, é um espaço no qual o estudante pode apresentar o resultado de um estudo com a preocupação de lançar uma proposta inovadora para ser compatilhada por todo o mundo, sem o amontoado de papéis que o professor é forçado a levar para casa, causando-lhes, inclusive problemas de saúde. Muito mais confortável, econômico e moderno, os blogs são hoje indiscutivelmente uma ferramenta colaborativa de grande apoio pedagógico e científico.

A pesquisa do aluno deve cumprir uma das estapas da vida acadêmicas, cuja nota é apenas uma consequência do seu estudo, pois o seu objetivo maior é PUBLICAR e DIVULGAR o objeto de pesquisa. O aluno está na universidade para pesquisar e a pesquisa gera conhecimento que precisa ser amplamente divulgada e que ferramenta não seria mais adequada senão o blog? Fácil, gratuito, colaborativo, cheio de recursos, um produto tecnológico a ser apropriado com mais frequência pelos professores e estudantes.

Para o professor, é importante verificar que no curriculo lattes existe espaço para a creditação dos blogs sob a sua administração. Os meus estão todos no meu currículo, os científicos, claro. Ainda veremos o dia em que poderemos indexá-lo… um dia.

Como é uma experiência muito recente e com muitas resistências, esse recurso pedagógico tem esbarrado em alguns problemas: infraestrutura (laboratórios de informática equipados), a ênfase ainda na nota e a falta de alimentação do blog para além das aulas da disciplina. Este último aspecto é um desafio a ser superado, pois em geral os alunos ainda não se sentem motivados a continuar alimentando o blog depois de ter obtido a nota, o que exige do professor um revisionismo de seu método. 

Cabe aqui uma reflexão de como elaborar projetos permanentes que possam acompanhar o estudante durante todo o curso e, quiçá, depois dele.

Uma proposta é uma ação interdisciplinar envolvendo professores de diferentes disciplinas por meio de um tema escolhido e que possa ser desenvolvido mesmo depois dos estudantes terem se graduado.

É um assunto bastante provocador e que precisa de amplas contribuições.

O que você acha?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: