Blog da Professora Lúcia Leiro

11/16/2009

Ciência e as mulheres

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 02:23

Há um certo tempo, o reitor da Universidade de Havard, a mais prestigiada universidade norte-americana,  declarou que as mulheres tinham menos aptidão para as ciências, afirmação que provocou grande reação, sobretudo das feministas. 

A afirmação do professor traz como referência  naturalmente as ciências exatas, pois ainda hoje entre os nossos cientistas a idéia de ciência está diretamente ligada às ciências “duras”. Sem querer falar o óbivo, isto é, de que existem outras áreas científicas, a questão é mais profunda, pois trata-se de procurar entender os motivos que afastam as mulheres das ciências e se a sua presença muda substancialmente a forma de fazer ciência.

Maria da Conceição Costa, pesquisadora sobre o assunto, diz que as mulheres são abduzidas ao longo da carreira, o que significa dizer que durante o percurso, elas vão sendo desmotivadas, preteridas, desqualificadas, forçando-as a focar em outros projetos, como a maternidade, por exemplo, além de tantas outras pressões socioculturais que as afastam da disputa pelos espaços de poder nas ciências.

Volto a dizer que quando se fala em ciências pensa-se na matemática, física, química,  isto é, nas ciências exatas, mas não nas ciências humanas onde a concentração de mulheres é maior.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: