Blog da Professora Lúcia Leiro

11/14/2009

MILITÂNCIA ONLINE

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 09:56

Npoliticaada como a sala de aula para fazer proliferar idéias, debates e terminologias. A última que escutei, foi de um aluno do Curso de Administração da UNEB em Salvador [excelente turma, por sinal], em um momento raro de discussão sobre política [raro porque nessa turma leciono a disciplina Inglês I]. A questão emergiu diante da discussão sobre a  idéia de ativismo, militância e revolução.

Uma das hipóteses afirmava que haveria uma mudança na forma de fazer política, sendo mais diferente dos contatos [e conflitos] físicos,  mas através do contato com a palavra, por meio das redes sociais. Já a outra hipótese discordava dessa possibilidade, pois via na militância online uma tendência ao individualismo, já que o ativismo pressupõe coletividade, agrupamento, o que não coadunava com a postura individualista de uma “militância” internética.

Um dos pontos da questão referia-se às massas, isto é, como seria a participação desse grupo no processo político. Nesse momento, me vem a idéia das massas nas lanhouses, nos jogos, orkuts e msn. A minha pergunta é: o que entendemos de política e se existe no acesso a essas mídias sociais uma inserção política.

Sem querer cair na polarização, o debate está posto. Existe ou não uma forma diferente de mudarmos as desigualdades sociais e a forma de fazer política?

2 Comentários »

  1. Prof.
    Acredito que a internet veio a socializar o acesso a informações, mas quanto à militância política, se esta se resumir a utilização desta ferramenta, resulta numa desassociação entre discurso e prática (ou práxis, como chamava o grande pensador socialista), e assim teremos grande militantes virtuais, que sequer “levantam a bunda da cadeira”. Desculpe a expressão, mas é o que se verifica na atualidade…
    Sds,
    Jeronimo

    Comentário por Jeronimo — 02/22/2010 @ 20:37 | Responder

    • Jerônimo

      Você tem razão, penso que as coisas, os acontecimentos, não precisam ser excludentes entre si. Acho que a internet pode agregar à militância mais interatividade e ampliar seus horizontes de contato. Abraço.

      Comentário por ltleiro — 02/23/2010 @ 01:10 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: