Blog da Professora Lúcia Leiro

06/30/2009

Violência contra a Mulher

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 18:01

Estive acompanhando o processo de violência física e psicológica contra uma mulher que aconteceu em Lauro de Freitas, mais precisamente em Vilas do Atlântico, bairro de classe média alta. A repercussão em torno das atrocidades cometidas pelo companheiro, com quem morava há três anos, deixaram marcas de indignação na sociedade. Segundo o Jornal A Tarde a conpanheira recebeu  facadas, cortes nos dedos, tiro, foi obrigada a comer fezes, recebeu golpes de jiu-jitsu para ter que confessar as suas possíveis infidelidades. Ao todo até agora são mais de 200 postagens. Algumas mulheres do movimento social me perguntam porque essa mesma repercussão não acontece quando um homem da periferia joga ácido sobre o corpo da mulher. Parece que nas camadas mais pobres, naturalizou-se, não é mais notícia, as pessoas não se indignam mais. No entanto, quando se trata de uma mulher vinda de uma outra classe, o tratamento dado a notícia é outro. A violência contra a mulher não é uma questão de classe social.

Um dos comentários postados pedia a foto do homem para facilitar a identificação. Alguns asseguravam que o pegariam se a foto fosse veiculada.  No dia seguinte, o jornal publicou, com eficiência, a foto e no terceiro dia a prisão foi decretada.

A mulher saiu da UTI hoje, mas ainda está se recuperando.

A pergunta é: Que tipo de sociedade é essa que forma mulheres tão dependentes emocionalmente dos homens a ponto de se submeter a mais cruel tortura?

Que imaginário é esse romântico e sacrificial que alimenta a auto-flagelação em troca da simples presença de um homem?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: