Blog da Professora Lúcia Leiro

06/25/2009

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 02:15

No ano de seu falecimento (2009), entrei em contato com várias entrevistas de Augusto Boal disponíveis no google. Boal é um dramaturgo e fundador do Teatro do Oprimido o qual busca através de um olhar sobre a realidade provocar a consciência e a transformação social do oprimido.

Em tempos de crise em todos os níveis, vale a pena lembrar das palavras de Boal quando fala, por xemplo, dos níveis de percepção da realidade:

“A percepção do real se dá em três níveis ascendentes. Primeiro, o da informação. Você vê um tigre na frente, a luminosidade informa o nervo óptico, que transmite para o córtex. Se ficarmos nesse nível, somos informados e mais nada. Então, é preciso passar para outro nível, que é o do conhecimento, o interrelacionamento de todas as informações que recebemos. Mas isso os animais também têm, porque, se um animal vê um tigre, sai correndo como nós. É preciso chegar ao nível superior, que é o da consciência, dar um sentido a nossas ações.” (BOAL)

Mais:

“…como toda arte, teatro é uma representação da realidade, não é realidade. Se é uma representação, tem de ter um ponto de vista. E, se apresentar um ponto de vista, é político. Mais político ainda é o teatro que diz não ser político.” (BOAL )

O teatro através do exercício dramático pode-se promover grandes níveis de consciência política. A arte, dessa forma, é imbuída de uma estética dinâmica, emancipatória, libertária, e de profunda inserção política.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: