Blog da Professora Lúcia Leiro

05/22/2009

Há algum preconceito na expressão “blogue educativo”?

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 11:00

Na palestra que aconteceu ontem na UNEB, durante o lançamento do blogue, me  perguntaram se os blogues, de um modo geral, não seriam educativos. Antes disso, durante a palestra, mencionei a existência dos blogues educativos que surgiam dentro da esfera da educação institucional. O dicionário Michaelis  traz a seguinte definição para educação: “Desenvolvimento das faculdades físicas, morais e intelectuais do ser humano”. A partir desse conceito, muito sintético, o blogue, independente de ter sido gerado em uma instutição de ensino, seria educativo. Contudo, um outro sentido dado a educação é que esse processo ensino-aprendizagem deve possibilitar, garantir, o desenvolvimento cognitivo dentro de esquemas de sociabilidade e isso implica em valores, interesses e visão sobre as coisas. Esse é o ponto. A educação institucional passa a ser o espaço de ajuste do indivíduo a determinadas regras sociais. Quais regras?

Talvez fosse o caso de falarmos, então, em blogues escolares, blogues acadêmicos, para especificar o lugar de produção desses blogues, o seu própósito e o público a quem se destina, embora o blogue possa ser lido por todos.  

E você? Acha que a expressão blogue educativo desqualifica os outros como não sendo educativos ou educativo significa apenas o lugar de produção dos blogues (escolas, universidades)?

8 Comentários »

  1. Olá, professora!
    Sou estudante de Turismo e Hotelaria da Uneb e de Letras da FTC. Estive presente ao evento de lançamento do blog da Uneb e adorei a sua fala e como vem trabalhando com a ferramenta blog para dar sentido mais produtivo a sua utilização no processo ensino-aprendizagem. No meu imaginário e acredito que no de muitas pessoas o blog era algo fútil, desnecessário e ontem isto foi desmistificado. Existe infinidade de potencialidades ai. Quanto a questão posta sobre blogs educativos, vejo no sentido de apontar para o propósito ou a proposta a que se destina, querendo apontar para o internauta o que pode ser encontrado ali.
    Um forte abraço.

    Comentário por Damião Cruz — 05/22/2009 @ 11:56 | Responder

    • Pois é, blogue era visto como diário onde as pessoas escreviam sobre qualquer coisa e diariamente. Mas a gente está aí para usar a ferramenta para os propósitos vários e eu acho que pode ser muito benéfico para todos, sobretudo a gente que trabalha com produção de conhecimento, mas não tem onde divulgar.
      Forte abraço e valeu pela presença e participação!

      Comentário por ltleiro — 05/26/2009 @ 01:29 | Responder

  2. Olá, Profª Lúcia,

    eu estava ontem no lançamento do blog da UNEB, sou aluna de Pedagogia do 5º Semestre – Campus I.
    Em primeiro lugar, quero lhes parabenizar pela iniciativa maravilhosa que teve com seus alunos aí em Camaçari, fiquei fascinada!
    Sempre tive encantamento pelos blogs. Aos 12 anos já tinha um, que acabei desativando, mas ano passado retomei. Faço parte também de um blog coletivo com 11 colegas de lá da UNEB e acabei de criar essa semana, em parceria com uma colega de minha turma, um blog sobre Pedagogia.
    Nós estavámos procurando uma maneira de produzir mais e de, alguma forma, poder discutir essa produção e compartilhá-la com outras pessoas, sejam elas ou não da nossa área. Então, criamos um blog. E ontem, quando vimos sua palestra, tivemos a certeza de que acertamos na criação do blog!

    E sobre esse questionamento “E você? Acha que a expressão blogue educativo desqualifica os outros como não sendo educativos ou educativo significa apenas o lugar de produção dos blogues (escolas, universidades)?”… Creio que não. A educação está em todos os lugares e existe de várias formas, já dizia Carlos Brandão. Blog Educativo é só uma denominação àqueles blogs que tratam de assuntos especificos, o que não significa que a gente não tenha algum tipo de aprendizado em outros blogs!

    Ah! E o endereço do nosso blog é http://www.sabercoletivopedagogia.blogspot.com

    Abraços!

    Comentário por Laís Assis — 05/22/2009 @ 23:37 | Responder

  3. Olá, professora Lúcia!

    Participei do lançamento do blog da UNEB, sou esdutante do curso de Pedagogia, 5º semestre, aqui no Campus I da UNEB.
    Antes de tudo, quero lhes parabenizar pela brilhante iniciativa dos blogues com seus alunos! Fiquei fascinada!
    Eu sempre tive paixão pela escrita e aos 12 anos já tinha um blog no ar. Com o tempo, acabei desativando-o e, ano passado, criei um outro. Criei também, em parceria com 11 colegas da minha turma, um blog sobre o dia-a-dia na nossa amizade na UNEB. E, no coneço dessa semana, eu e uma colega também da minha turma, colocamos no ar um blog que irá tratar apenas de assuntos da Pedagogia, nossa área. Nele, pretendemos compartilhar nossa produção acadêmica com colegas da área, sejam professores ou alunos, e com todos aqueles que nos visitarem.

    Mais uma vez, Parabéns pela iniciativa!
    Espero que a UNEB nos proporcione outros momentos como o lançamento do blog, que nos permita discutir temas tão interessantes e atuais, compartilhando experiencias!

    Abraços,

    Laís Senna!

    Comentário por Laís Assis — 05/23/2009 @ 18:07 | Responder

    • Cara Lais

      Que bacana essa sua iniciativa. É verdade, a gente já usava essas ferramentas, mas só agora parece que vamos adequá-las aos nossos propósitos. Tenho certeza de que a sua proposta renderá bastante interatividade.

      Um abraço

      Lúcia Leiro

      Comentário por ltleiro — 06/05/2009 @ 15:23 | Responder

  4. Olá Profª Lúcia!

    Estive no Lançamento também e fiquei feliz com a iniciativa da ASCOM de criar um blog institucional para nossa Universidade.
    Inclusive eu que lancei essa pergunta à mesa com o objetivo de provocar essa discussão e reflexão no grupo. Minhas idéias sobre isso são parecidas com as que vc postou aqui no blogue. Todos os blogues tem um potencial pedagógico, na medida em que abre espaço pra escrita autônoma e prazerosa, e que se configura como um espaço propício pra interatividade entre os usuários e não usuários. POr isso penso que o termo educativo é um tanto preconceituoso. Mas também podemos perceber a presença de blogs com fins educativos que carecem de um termo específico (eu penso). Da mesma maneira, os jogos eletrônicos possuem potencial pedagógico seja ele com fins educativos ou não. Então, para jogos ou blogues, o termo educativo é um tanto preconceituoso ao meu ver.

    Abraços, e sucesso com o uso da interface blog. Sou estudante de Pedagogia da UNEB e espero um dia usá-lo na minha prática pedagógica também.

    Comentário por Tatiana Paz — 05/24/2009 @ 23:13 | Responder

    • Cara Tatiana

      A sua pergunta foi muito interessante, pois existe muita polêmica em torno dos adjetivos (rs): ao mesmo tempo que ele dá visibilidade a algo específico, por outro lado, pode gerar um mal-estar quando a particularização esconde um esforço de inserção, comos e estivesse contemplado no substantivo. É como se o educativo validasse o blogue que até pouco tempo não era usado para outro fim a não ser o diário pessoal.

      Comentário por ltleiro — 06/05/2009 @ 15:28 | Responder

      • Exatamente, professora. Agradeço a atenção, parabéns pelo blog e até os próximos encontros virtuais ou não.
        😉

        Comentário por Tatiana Paz — 06/10/2009 @ 01:15


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: