Blog da Professora Lúcia Leiro

12/02/2010

Palavras-chave ou palavras-chaves?

Filed under: Uncategorized — ltleiro @ 10:20

O que leva tanta dúvida ao se escrever palavras compostas? Não sou uma estudiosa da gramática, embora opere com ela, mas entendo que o motivo da confusão no uso das duas expressões referidas no título desta postagem decorre de a uma sutileza da gramática. Sabemos que, quando dois termos de uma palavra composta são formados por substantivos, ambos vão para o plural.

Ex.: palavra-chave/palavras-chaves. Palavra é um substantivo, assim como chave. A regra então se aplica.

No entanto, a regra diz também que, quando o segundo termo especifica a função do primeiro, o segundo não flexiona, isto é fica no singular. Assim, ao invés de palavras-chaves, a gramática normativa orienta que se escreva palavras-chave, assim como conceitos-chave, já que o substantivo chave informa a função do termo “palavra”.  Uma sutileza mesmo.

17 Comentários »

  1. Thank you.

    Comentário por Dora — 02/04/2011 @ 12:42 | Resposta

  2. Profª. Lúcia, tudo bem?
    Fui sua aluna do Curso de Letras em Caetité, nos anos de 2003 e 2004. Fiquei feliz em, por acaso, encontrar o seu blog. Agradeço muito por você ter sido minha professora na Licenciatura, principalmente porque foi a pimeira pessoa a me falar de reescrita de texto, e a orientar a produção de um texto. Nunca me esqueço do memorial. Muito bom!
    Agora ando sonhando com o mestrado.
    Grande abraço!

    Comentário por Célia — 02/10/2011 @ 17:27 | Resposta

    • Olá, Célia!
      Fico muito feliz por este feedback e por você ter dado continuidade aos estudos. Fico muito feliz mesmo.
      Desejo boa sorte no mestrado e qualquer coisa, estamos aqui…
      Forte abraço
      Lúcia Leiro

      Comentário por ltleiro — 02/11/2011 @ 11:36 | Resposta

  3. Olá, agradeço a dica. Estou escrevendo minha tese de mestrado e por mais que soubesse a utilização correta, nunca consegui argumentar sobre isso. Os anos vão passando e as regrinhas gramaticais que aprendemos na escola vão sendo esquecidas.
    Até a próxima visita!
    Pamela

    Comentário por Pamela Manfrin — 05/02/2011 @ 15:42 | Resposta

  4. Olá!

    grata pela valiosa informação!

    odila maria

    Comentário por odila maria — 07/25/2011 @ 22:38 | Resposta

  5. Muito interessante

    Comentário por Luis — 08/08/2011 @ 14:28 | Resposta

  6. Tenho Licenciatura Plena Inglês/Português, mas em Português sempre tenho mais dúvidas do que certezas!… Foi assim que achei seu blog e amei a explicação para o plural de palavra-chave. Mas também me encantei ao saber que você é de Caitité, origem da família Dantas de meu avô materno!… O famoso “mundo pequeno”, não é? Já estou colocando seu blog em meus favoritos! Obrigada!

    Comentário por Vania Dantas Pinto — 12/14/2011 @ 22:11 | Resposta

  7. Professora, você é uma fofa. Obrigada. ; )

    Comentário por Nega Lilu — 02/04/2012 @ 15:04 | Resposta

  8. Nossa muito obrigado,Sou estudante do 9º ano e estou fazendo um trabalho sobre isso,sinceramente nao gosto dessa materia mais infelismente kk
    Vou comentar com minha ProfªLuciana Carvalho vamos ver o que ela diz.

    Comentário por julio — 05/17/2012 @ 22:13 | Resposta

  9. oba…tirei minha dúvida.

    Comentário por Dione Menz — 07/08/2012 @ 17:35 | Resposta

  10. Oi Prof. Lucia, Obrigada pela assistência free on-line.
    Seu trabalho é importante, e social.
    Grata

    Comentário por Joanna Penna — 02/03/2013 @ 12:07 | Resposta

  11. Bom dia, Professora Lúcia.

    Estava com dúvidas e procurei seu blog, Graças a Deus obtive a resposta imediata, que Deus possa continuar lhe abençoando e lhe dando forças para que a senhora continue postando esses feedbacks.

    Um forte abraço.

    Respeitosamente: Elinelson Ferreira

    Comentário por Elinelson Ferreira — 05/08/2013 @ 08:48 | Resposta

  12. E textos base ou textos-base?

    Comentário por Carla — 12/18/2013 @ 00:57 | Resposta

    • Prezada Carla, tudo bem? Para saber o plural dos nomes compostos, faz-se necessário identificar a classe gramatical de cada termo e depois disso ler a regra. No caso de texto-base ambos são substantivos e, segundo a regra, os dois termos são pluralizáveis. Só que alguns autores, quando percebem que o segundo termo cumpre uma função de especificar o primeiro, tipificar, registra apenas o primeiro no plural (VOLP). No seu caso, poderia ser textos-bases ou textos-base. Agora, eu acho que a segunda opção me causa mais prazer estético pela sonoridade. Um abraço, Lúcia Leiro

      Comentário por ltleiro — 01/19/2014 @ 07:40 | Resposta

  13. Que blog excelente! Sou corretora/revisora de livros e textos em língua portuguesa e posso assegurar que este blog traz contribuições valiosíssimas. Parabéns, professora Lúcia! Grande abraço.

    Comentário por Adriana Urpia — 01/26/2014 @ 16:10 | Resposta

  14. Tirou-me uma dúvida cruel! Muito elucidativa a explicação. Parabéns pelo blog!

    Comentário por Magno Ascime — 03/06/2014 @ 23:39 | Resposta

  15. Amei!

    Comentário por Ana Ramalho — 06/11/2014 @ 08:09 | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

